12 de fevereiro de 2011

Alongamento adequado evita lesões em atletas de fim de semana

Veja como evitar as lesões do futebol que costumam lotar os consultórios de ortopedia na segunda-feira. “Peladas” podem trazer problemas se o aquecimento não for feito.


 O futebol de todo o fim de semana com os amigos é sagrado para muitos homens. Contudo, essas “peladas” podem trazer problemas se o atleta de fim de semana não fizer o aquecimento adequado.
“Fui correr para a bola sozinho, torci o pé e rompeu o ligamento do tornozelo.”
“Tenho um histórico de me machucar em futebol. Já quebrei perna, braço, nariz.”
“Tive que passar por ortopedista. Fiquei tomando anti-inflamatório durante um bom tempo, bota ortopédica. Fiquei afastado uma semana do trabalho.”
Eles desfalcam o trabalho na segunda-feira e escalam o time dos contundidos em hospitais e prontos-socorros. Os problemas mais comuns são as entorses de joelho e tornozelo. “A pessoa faz aquele carrinho, ou então a chuteira fica na grama e a pessoa dá continuidade no passo, mas ele não continua. Então é aqui que acabam ocorrendo as fraturas”, explica Cíntia Bittar, ortopedista.
“Se for uma lesão de grau leve pode ser de quatro a seis semanas. Se tiver uma indicação cirúrgica, vai ser um tempo mais prolongado, demorando até seis meses”, completa Juliano Xidieh, fisioterapeuta.
São comuns as distensões: a fibra do músculo da coxa não resiste ao esforço e estica ou se rompe. “O esforço é grande e a pessoa não está aquecida. Vai fazer um movimento que a musculatura não está acostumada e acaba rompendo as fibras musculares”, orienta Cíntia.
Bola de cristal ninguém tem para evitar uma trombada, um desses acidentes comuns em esportes de contato. Mas as lesões musculares por falta de aquecimento, essas sim dá para prevenir.
O Jornal Hoje levou o preparador físico, José Francisco Daniel, para a “pelada”. Ele dá as dicas para quem quer evitar o departamento médico.
- Comece com uma atividade leve pelas laterais do campo e volte;
- Dê o trote e vai elevando um pouco os joelhos.
"O futebol se a gente perceber ele é intermitente, ou seja, ele tem a corrida, de repente eles param. Então o aquecimento deve reproduzir essa condição só que em menos intensidade no começo. O atleta de final de semana, uns 5 a 10 minutos mais ou menos”, orienta.
O preparador físico alerta: para evitar lesões o ideal é não praticar esporte apenas no final de semana. “Que ele faça a pelada dele no final de semana, mas que ele faça mais um dia de corrida, de atividade aeróbica e um dia de musculação, se ele puder fazer mais, ótimo.”

Veja o vídeo da reportagem(Rede Globo) na TV Cobrex.

Fonte: G1 - Jornal Hoje, Link

2 comentários:

  1. esse site do Cobrex está ótimo, traz informações sobre a saúde do atleta
    gabriel de sousa

    ResponderExcluir
  2. meu tio ficou 4 dias de obs porque torceu o pe e ainda levou um amigo jumto com ele ou seja os dois sofreu lesoes pq um atropeçou no outro jogando futebol

    ResponderExcluir