É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e os músculos.
Os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente, e quando feitos de maneiras adequadas ele ainda traz os seguintes benefícios para o corpo:
- reduzem as lesões;
- relaxam o corpo;
- ativam a circulação;
- deixam o corpo mais solto e leve;
- corrige a postura;
- aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;
- benefícios para a coordenação;
Esses exercícios podem ser usados também para melhorar a respiração, e ainda facilitam a oxigenação sanguínea, o que aumenta o raciocínio de estudantes. Quando se vai fazer um alongamento a respiração é fundamental, lenta e profunda e também deve-se respeitar os limites para não forçar e causar lesões.
O alongamento não é só importante antes dos exercicios fisicos, é também importante depois, pois ajuda a descansar e também é melhor aproveitado, pois a musculatura do corpo ja está bem aquecida.
Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 30 a 40 segundos. Faça o movimento novamente em outra parte do corpo.
Quando nos espreguiçamos já estamos fazendo um alongamento, isso quando ao acordar, todos já podem fazer um alongamento, para melhorar o corpo para o dia a dia, proporcionando mais ânimo e ajuda a preparar o corpo para os possíveis exercícios diários, como uma caminhada até o trabalho. O corpo se prepara e fica mais relaxado tanto para quem trabalha em pé ou para quem fica muito tempo sentado.
O alongamento é um tipo de exercício que pode ser feito todos os dias, qualquer um pode fazer independente da idade ou da flexibilidade que o corpo tenha, a qualquer hora e não são necessários equipamentos especiais e nem algum tipo de treinamento, mas deve se tomar alguns cuidados, pois quando mal feito pode trazer mais danos físicos (lesões), ao invés de benefícios.