30 de março de 2011

No futebol, o que significa estar na Banheira?


Banheira

Estar na banheira significa ser flagrado em impedimento, ou seja, adiantado no ataque no campo do adversário, de forma que, entre ele e a linha de fundo, haja menos de dois jogadores no momento em que seu companheiro lança a bola. O termo parece ter origem no fato de que o jogador em impedimento está tão sozinho no ataque como estaria no momento do banho de banheira. O impedimento está previsto na regra número 11 do futebol. O primeiro nome do impedimento foi off-side.

Impedimento

O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time.
Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores que dão condições ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.
As exceções à regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.

28 de março de 2011

Monte Líbano é bicampeão do Torneio de Verão

Na grande final do Torneio de Verão Adulto disputada na tarde do ultimo domingo dia 27 de março de 2011 no Estádio Manoel Lima Pereira do Unidos do Cobrex, a equipe do Monte Líbano derrotou o Real de Austin pelo placar de 4 x 1, conquistando o bi campeonato do Torneio de Verão promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu.

Monte Líbano, bicampeão do Torneio de Verão
Os gols foram marcos por Bilé(2), Paulinho e Vinicius para o Monte Líbano, descontando Cidinho em cobrança de pênalti para o Real de Austin.
Uma grande festa tomou conta das dependências do Unidos do Cobrex após o encerramento da partida com jogadores e torcedores do Monte Líbano que compareceram em massa comemorando bastante o bicampeonato do Torneio de Verão.
O treinador José Carlos Nunes conquistou seu sétimo titulo do Torneio de Verão, e o segundo tricampeonato (2009 pelo Aliados, 2010 e 2011 pelo Monte Líbano). José Carlos Nunes já havia sido tri em 2004 com o Morro Agudo e 2005 e 2006 pelo Golden Gol.

27 de março de 2011

Cobrex vence Tomazinho fora de casa por 3 a 1


Iniciando a segunda fase do Torneio de Verão  Juvenil neste sábado, o time do S.E.U. do Cobrex faturou 3 pontos jogando fora de casa. Em São João de Meriti, a equipe alvirrubra venceu o Tomazinho por 3 a 1, com dois gols de Wiliam e um de Gabriel. "A equipe se comportou muito bem em campo. Executou com seriedade as orientações técnicas e táticas. Esse é o caminho para chegarmos a final", destacou o técnico Rafael Teles. O jogo de volta será no próximo sábado, às 13 horas no Estádio Manoel Lima Pereira, o Manelão, no Cobrex.

Com o resultado de ontem, o Cobrex que tinha a vantagem de jogar por dois empates, devido ao ótimo desempenho na primeira fase, pode até perder de 2 a 0 que mesmo assim fica com a vaga. O presidente do S.E.U. do Cobrex Tuninho Oliveira convoca a torcida alvirrubra para apoiar o time nesse importante jogo. "Temos que faturar mais 3 pontos para melhorar ainda mais o astral da garotada", disse o presidente.

25 de março de 2011

Juvenil: Cobrex joga neste sábado com a vantagem do empate

Iniciando a segundo fase do Torneio de Verão Juvenil, o S.E.U. do Cobrex joga neste sábado, às 10h, contra o Tomazinho FC, em São João de Meriti. Como terminou em primeiro lugar da chave B, o Cobrex joga com a vantagem de dois empates. O técnico Rafael Teles disse que o time vai manter a pegada dos jogos anteriores e jogará para vencer a partida e trazer os três pontos. "Não podemos contar com a vantagem. Temos que jogar para vencer a partida, embora o Tomazinho tenha uma boa equipe.", resumiu o treinador que preferiu não divulgar a escalação.

24 de março de 2011

O que significa a sigla W.O. no esporte?


W.O. ou Walkover (em inglês) é a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros. O termo é aplicável no futebol e em outros esportes, mas pode também ser utilizado em eleições.
No futebol, por exemplo, um W.O. pode ocorrer pela não-apresentação de uma equipe com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o goleiro. Se no decorrer da partida a equipe jogar com menos do que o mínimo (7 jogadores), quer seja por jogadores lesionados que não possam ser substituídos ou por expulsões, a equipe também perde por W.O.
Nas competições de xadrez o W.O. ocorre quando um dos enxadristas não comparece para disputar a sua partida naquela rodada do certame.
Possíveis significados para W.O.:  Walkover = vitória fácil ; without opponent = sem adversário

22 de março de 2011

Final do Torneio de Verão será no campo do Cobrex



EC Real de Austin
Monte Libano FC
 Na noite da última segunda feira na sede da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, os representantes Helio Leite de Almeida pelo EC Real de Austin e Juninho pelo Monte Líbano reunidos com o Presidente da entidade Luiz Carlos Pina acertaram que a partida final do Torneio de Verão 2011 será disputada no próximo domingo dia 27 de março às 15:00 horas no Estádio Manoel Lima Pereira, do Unidos do Cobrex. A Liga ainda tinha a opção do Estádio do Cabuçu FC, mais os diretores das duas equipes se posicionaram favoravelmente a realização da partida do Unidos do Cobrex.
A partida final entre Monte Líbano x Real de Austin, será o mesmo confronto da decisão no ano passado, e pela primeira durante as 12 edições do Torneio de Verão teremos o mesmo confronto em uma final de competição. Em 2010 o Monte Líbano levou a melhor e foi o campeão ao derrotar o Real de Austin por 2 x 1 em partida também disputada no Estádio do Unidos do Cobrex.De acordo com o Regulamento do Torneio de Verão, em caso de empate ao final do tempo normal da partida, a decisão será em cobranças de tiro livre da marca penal com as duas equipes cobrando cinco tiros livres cada uma, e quem converter o maior numero de gols será o campeão.

19 de março de 2011

Cobrex vence e se classifica em 1º da chave


Com um gol de Léo aos 22 minutos do 2º tempo, a equipe juvenil do S.E.U. do Cobrex venceu o Condor A.C. pelo placar de 1 a 0 na manhã deste sábado. Com este resultado o time alvirrubro foi a 14 pontos e é líder absoluto da chave B, estando classificado para a segunda fase do Torneio de Verão juvenil, promovido pela LDNI.. A segunda vaga ficou com a equipe do Condor, que terminou com 10 pontos. "A próxima fase será de mata-mata. Não podemos dar mole.", disse o presidente Tuninho. O jogo que aconteceu hoje às 11 horas no Estádio Manelão contou ainda com a torcida do vereador Ferreirinha, que assistiu o jogo da cabine de rádio Sebastião Floriano da Silva, ao lado de seu filho João Pedro. O S.E.U. do Cobrex, escalado pelo técnico Rafael Teles, jogou com a seguinte formação:
1-Lucas, 2-Lipão(6-Vinícius), 3-Luiz Felipe, 4-Lucas Gonçalves, 5-Júnior, 7-Thiago, 8-Jonatan(17-Léo), 9-Iago(Nícolas-19), 10-Wilian, 11-Renan(Wilian-14), 13-Gabriel(18-Fabrício). Abrindo a segunda fase, o Cobrex pega o segundo colocado da chave A.

Ataque da equipe do S.E.U. do Cobrex

O gol, marcado por Léo

A comemoração dos jogadores.

17 de março de 2011

Você sabe o que é um Gol de Placa?

No dia cinco de março de 1961, surgiu a expressão "Gol de Placa". Em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, o Santos de Pelé, Dorval, Mengálvio e Pepe encarava o Fluminense do zagueiro Pinheiro e do goleiro Castilho, no estádio do Maracanã.


Faltando apenas quatro minutos para o término do confronto, Pelé dominou a bola no seu campo de defesa e em uma arrancada fenomenal driblou seis adversários e tocou a bola levemente para a meta do time das Laranjeiras, liquidando o placar por 3 a 1.


Repetindo o jargão do repórter "Esso", o então o jovem jornalista esportivo Joelmir Beting, era a testemunha ocular do fato, já que trabalhava para o jornal "O Esporte", de São Paulo. Beting chegou a redação e sugeriu aos seus superiores que fizessem uma placa de bronze para eternizar o feito do Rei do futebol.

Então agora você já sabe: gol de placa é um gol fenomenal, muito bem trabalhado, muito bonito, tão bonito que merece até... uma placa.

13 de março de 2011

Vem aí a 1ª. Corrida das Crianças de Nova Iguaçu - Sábado, 19 de março

As inscrições serão gratuitas


Corrida das Crianças

Meninos e Meninas
Percurso: 50 metros rasos

Categorias:
5 e 6 anos
7 e 8 anos
9 e 10 anos

Realização: Liga de Desportos de Nova Iguaçu
Informações: adrianoexperi@gmail.com
tel: (21) 8289-8160

A primeira edição em 2011 do projeto Esporte, Saúde e Lazer para todos, acontecerá no bairro Rancho Novo, no dia 19 de março, às 9 horas. O projeto levará para comunidade atividades esportivas, entre elas: torneio de escolinhas futebol sub-13, aulão de ginástica. O Sesc/Nova Iguaçu leverá o projeto 'Sesc na Comunidade', com diversas ações de saúde como aplicação de fluor e escovação, aferição de pressão arterial e palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST), e ainda recreadores que irão orientar a criançada nos jogos populares e educativos.

12 de março de 2011

Cobrex empata com Mesquita e segue invicto no Torneio de Verão Juvenil

Time juvenil do Cobrex

A equipe juvenil do S.E.U. do Cobrex segue firme no Torneio de Verão. Em jogo realizado na manhã deste sábado, no estádio Nielsen Louzada, o Louzadão, a equipe juvenil do S.E.U. do Cobrex empatou em 0 a 0 com o Mesquita FC, em partida válida pela quinta rodada do torneio promovido pela Liga Iguaçuana (LDNI). O jogo foi muito movimentado, com as duas equipes indo ao ataque, mas com bastante cautela em suas defesas. A equipe alvirrubra, mesmo jogando fora de casa, não se intimidou com o bem armado time Mesquitense. Em três ocasiões, o Cobrex teve chances claras de abrir o placar, não fosse o excesso de preciosismo de seus atacantes. A cada chance desperdiçada, o técnico Rafael Teles ia a loucura na beira do gramado. A partir dos 30 minutos do segundo tempo, o Unidos do Cobrex aumentou a pressão e aos 41 minutos, numa bola roubada no meio de campo, Lorran recebe em condição normal dentro da área e chuta com precisão no canto esquerdo do goleiro mesquitense, mas o juiz, equivocadamente anulou o gol que daria a vitória ao S.E.U. do Cobrex, que com este resultado vai a 11 pontos e continua liderando a chave B.
Atletas oram antes do jogo
O banco de reservas
Lance da partida
Falta a ser cobrada pelo jogador do Mesquita

11 de março de 2011

Unidos do Cobrex joga com o Mesquita neste sábado

O time juvenil do S.E.U. do Cobrex, líder da chave B com 10 pontos, joga neste sábado, ás 9 horas contra o Mesquita FC.
O jogo será no Estádio Nielsen Louzada, o Louzadão, em Mesquita. O técnico Rafael Teles irá anunciar a escalação do time que sairá jogando somente minutos antes do jogo. No confronto anterior entre as duas equipes, o Cobrex ganhou de 2 a 0.

Como surgiu a expressão "gandula" no futebol?

Todos sabemos o que um gandula no futebol faz não é mesmo? Ele é responsável por buscar as bolas e as repor o mais rapidamente possível em jogo.
Mas você sabe como surgiu o termo gandula?
A origem do nome é antiga e um tanto quanto curiosa: Em 1939, o Vasco da Gama, trouxe da Argentina um atacante chamado Bernardo Gandulla. Ele nunca se adaptou ao modo de jogar do time e não chegou a ser escalado. Tentando mostrar utilidade para o grupo, Gandulla corria atrás da bola para devolvê-la, quando ela saía do campo. Sua atitude ganhou a simpatia da torcida e após seu retorno para a Argentina, seu nome passou a ser referência para os que apanham as bolas que saem do campo.
Legal não é mesmo? Então a partir de hoje você sabe o motivo de chamar os garotos que ficaram correndo atrás da bola fora de jogo de gandulas.

10 de março de 2011

Unidos de Três Corações é campeã do carnaval de Nova Iguaçu



A escola de samba Unidos de Três Corações, bairro vizinho ao Cobrex, sagrou-se campeã do carnaval de Nova Iguaçu. Com o enredo "Parabéns Pra Você", a agremiação carnavalesca conquistou seu primeiro título da ABESNI (Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu). Na foto acima, um dos carros alegóricos do desfile da Três Corações.

Segundo o presidente da ABESNI, Zequinha 22, o carnaval de 2011 foi um dos melhores dos últimos anos. A Império de Cabuçu foi a vice-campeã, ficando a Império da Uva em terceiro lugar. Parabéns ao presidente Zequinha, diretoria e a todos os participantes do desfile.

8 de março de 2011

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!


Veja o vídeo em homenagem à Mulher na TV Cobrex.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?


História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

4 de março de 2011

Carnaval de Nova Iguaçu será na Via Light


Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval de Nova Iguaçu terá como palco principal a Via Light. De acordo com o presidente da ABESNI (Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu), Zequinha 22, está tudo pronto para que o carnaval iguaçuano seja novamente, o melhor da Baixada.
Veja a ordem dos desfiles:
Sábado, dia 05
  1. Afoxé Maxambomba
  2. Trem da Harmonia
  3. Arrastão da Lagoinha
Domingo, dia 06
  1. Tupi de Austin;
  2. Acadêmicos do Boi;
  3. Esperança do Amanhã;
  4. Independente de Nova América;
  5. Unidos de Santa Rita.
Segunda-Feira, dia 07
  1. Acadêmicos de Nova Brasília;
  2. Unidos do Bandeirantes;
  3. Império de Cabuçu;
  4. Império da Uva;
  5. Unidos de Santa Cecília
Terça-feira, dia 08
  1. Flor de Iguaçu;
  2. Unidos de Três Corações;
  3. Palmeirinha de Corumbá;
  4. Imperatriz Iguaçuana.
Os desfiles tem início às 21 horas. No ano passado, a Império da Uva foi a grande campeã do carnaval iguaçuano.

A corte Momesca de Nova Iguaçu

Rainhas e Princesas da Corte Momesca

2 de março de 2011

Juvenil: Cobrex goleia e se isola na liderança

A equipe juvenil do S.E.U. do Cobrex venceu mais uma e continua se destacando no Torneio de Verão. Jogando em casa nesta quarta-feira, o time vermelho e branco goleou o Cruzeiro FC pelo placar de 4 a 1 e se isolou na liderança da chave B, com 10 pontos. Os gols foram marcados por Lorran (aos 27 min. do 1º tempo e aos 20 do segundo), Nicinho (aos 23 min.) e Fabiano (aos 36 min.) da etapa final. O jogo foi bem movimentado, com a equipe do Cobrex buscando a vitória desde o ponta-pé inicial. Com a defesa bem plantada e o meio-campo fazendo a bola chegar com rapidez ao ataque, os gols foram apenas uma questão de tempo. O goleiro do Cruzeiro FC teve muito trabalho e evitou um placar ainda mais elástico. Além do bom trabalho de Lorran e Fabricio no ataque, destaque também para os laterais Douglas e Junior, e a atenção permanente do goleiro Vitinho. O técnico Rafael Teles era só alegria após o jogo: "O time jogou com determinação e objetividade. A garotada está motivada. Se continuarmos com essa pegada, temos chance de ir muito longe", resumiu o treinador. O S.E.U. do Cobrex jogou com a seguinte formação: Vitinho, Douglas, Lipão (Fabiano), Luiz Felipe e Junior (Nicolas). Paulo, Erick (Nicinho), Léo e Willian, Lorran e Fabrício (Jhonatan). Valeu galera!!! Viva Cobrex!!!

Dona Maria, a Personagem da Semana


Ela nasceu em Guarabira, na Paraíba e há 34 anos mora no Cobrex, desde os tempos em que o ônibus ainda fazia ponto final em frente a Padaria do Sr. Moraes. Maria das Dores da Silva trabalha no Bar do S.E.U. do Cobrex e é a responsável pelas delícias que vem da cozinha: pastéis, coxinhas, risoles, salgadinhos de queijo com presunto, batata frita, churrasquinho com molho à campanha e farofa. Tudo com tempero e qualidade de dar água na boca. Dona Maria se orgulha de seus quitutes e performance na cozinha: "Adoro cozinhar, tenho esse dom. Faço tudo com muito carinho". Quem já teve o privilégio de experimentar sua comida, sabe que a "chef" é da mulesta: mocotó, rabada, costela com agrião, feijoada, é com ela mesmo. E tem a culinária Nordestina: buchada de cabrito, feijão de corda, carne-de-sol, e outras. "É só combinar que eu faço.", diz dona Maria com satisfação de quem sabe tudo na cozinha. Casada há 42 anos com o senhor José Mendes, dona Maria tem três filhos: Severino, Elisângela e Tainã. São seis netos: Eduardo, Elizabeth, Katiele, Stéfani, Gabriele e Matheus. Dona Maria e sua família acompanham e participam há muito tempo do S.E.U. do Cobrex e ajudam construir a sua bela história. A nós do Clube, fica o agradecimento a Deus por sua vida e saúde. Obrigado Dona Maria, e viva o Dia e o mês Internacional da Mulher!